Assistência e Promoção Social

O Programa está subdividido em:

  1. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários, da proteção social básica, para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias que participam das atividades no CEAFIS. As ações são realizadas pela própria Instituição ou em parceria com a rede socioassistencial referenciada pelo CRAS local, CREAS, CAPS, USL. Os atendimentos são priorizados aos que se encontram em vulnerabilidade social, em situação de rua, trabalho infantil, ou negligência, fora da escola, com defasagem escolar, em situação de acolhimento, sob medida de proteção, em cumprimento de Medida Sócio Educativa em Meio Aberto, deficiência física, egressos de medidas socioeducativas, situação de exploração sexual, os que são atendidos pelos programas Bolsa Família, PETI, BPC, sob medida de proteção, com os direitos violados conforme ECA.
  2. Projeto Mães do Amanhã - Este projeto visa elevar a autoestima da gestante e ampliar seus conhecimentos, com encontros semanais que orientam a respeito de cuidados na gravidez esclarecendo os mitos e verdades sobre gravidez, pós-parto e amamentação, saúde da mulher e do bebê, além de trabalhar a conscientização sobre a importância do pré-natal, orientação a respeito do planejamento familiar, DSTS e AIDS, drogas, higiene da mulher e do bebê, relacionamento familiar e responsabilidade dos pais, além de mostrar que tipos de direitos e benefícios possuem as gestantes e puérperas.
  3. Promoção e Inclusão social e produtiva, mediante o desenvolvimento de ações, realizadas diretamente pelo CEAFIS ou em parceria com a rede socioassistencial e/ou instituições de ensino profissionalizante como SESI, SENAC, SENAI, CDI, CIEE, entre outros.

Algumas dessas ações, são:

  1. Cursos de preparação profissional para inserção no mundo do trabalho de jovens e adolescentes, com idade superior a 14 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, com objetivo de capacitação para encaminhá-los ao mundo do trabalho, propondo um horizonte diferenciado da realidade em que eles têm vivenciado, que é o devastador comércio e consumo ilícito de drogas. A proposta do curso está organizada por disciplinas visando a qualificação sócio profissional e abrangerá Conteúdos relacionados ao Desenvolvimento Humano e Conteúdo Técnico.
  2. Cursos e oficinas para as famílias da comunidade, com o propósito de propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, como alternativa para a geração de renda e complementação da renda familiar, como desenvolvimento pessoal, ou ainda, para contribuir para a economia doméstica ou terapia ocupacional.
  • artesanato-1
  • artesanato-2
  • costura
  • cozinha
  • dentista
  • encontro
  • gestantes
  • preparacao-profissional

Simple Image Gallery Extended

© 2016 Centro de Apoio à Formação Integral do Ser